sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O porquê do GoFly.






É com grande satisfação que se nota a expansão da pesca com mosca no Brasil. Partindo de um início difícil o esporte hoje é difundido com o apoio da internet, mas mesmo assim não dispensa o encontro real entre seus participantes.
Pensar em flyfishing nas décadas de 40, 60, é algo inconcebível para muitos de nós. Em uma época sem internet, conseguir informações sobre a modalidade, assim como materiais e equipamentos era possível apenas para poucos. Tudo dependia de alguém que viajasse ao exterior e trouxesse a tralha completa. Com toda a parafernália na mão surgia outro grande problema: como aprender a pescar com aquilo? Cursos? Só no exterior! Realmente temos que tirar o chapéu para os pioneiros dessa pescaria no país.
Com a popularização da  internet o cenário mudou completamente. Hojé é possível, sem sair de casa, comprar material de qualquer parte do mundo – inclusive no Brasil. Os livros sobre o assunto são muitos, porém em português ainda estamos restritos à maravilhosa obra de Paulo Cesar Dominges da Silva, o livro Pescando com Mosca. Os vídeos nos ensinam a fazer praticamente tudo, do atado às técnicas de arremesso. Os fórums possuem um incrível acervo de material capazes de sanar a maioria (ou até todas) as dúvidas dos iniciantes.
Por outro lado, as inúmeras facilidades trazidas pela modernidade e a gama de informações por ela viabilizadas podem levar erroneamente muitos a pensarem que o grande professor de pesca com mosca será uma tela de computador. No esporte em que a observação é fundamental, muito se aprende com os mais experientes. Foi com esse raciocínio que nasceu o GoFly.
O grupo é uma forma de unir os novos adeptos da modalidade no Estado de Goiás viabilizando um grande fluxo de troca de experiências, as quais contribuem significativamente para o aprendizado da pesca com mosca. De forma alguma se deseja a criação de laços comerciais e burocráticos. O grupo quer ter como pilares a amizade, o respeito ao meio ambiente e a paixão pelo flyfishing.
O blog GoiásFly (GoFly) é um meio de mostrarmos o quão fascinante é essa modalidade, além de expormos o nosso ponto de vista sobre os temas que envolvem nosso esporte. Vale à pena lembrar que unanimidades são raras e quando pessoas são reunidas temos sempre opiniões divergentes.
                  Sintam-se à vontade! Bem vindos ao GoFly.
 Rafael Pacheco