domingo, 6 de junho de 2010

"POUCA-FAMÍLIA": mosca lastreada, equilibrada e muito eficiente.

           O “Pouca- Família”
Por Leandro Vitorino
    O atado dessa mosca me traz boas memórias. Até agora, a isca que obtive maior quantidade de ações e capturas de Pirapitingas-do-sul foi esta mosca. Posso dizer que essa é minha isca coringa....a matadeira. Super lastreada, hidrodinâmica, coloração atraente e chamativa sem perder o realismo da mosca.

    Pescar uma pirapitinga num local especial com uma mosca que você desenvolveu é bem prazeroso e vai muito além de simplesmente capturar o peixe. Este prazer está ao alcance de todos nós, basta imaginação, o que não falta a um pescador apaixonado pelo seu esporte.

    O nome “Pouca-família” (Short family) homenageia um marimbondo típico do cerrado que vive em pequenas colméias abertas com poucos indivíduos. Existe um “Pouca-família” grande (negro) e um pequeno, este último tem um tronco e cabeça amarelados e um abdome um pouco mais escuro.

    O passo a passo dessa mosca é transmitido de uma forma bem básica e fácil, ficando ao alcance de qualquer iniciante do atado.

    Vamos à mosca:

    Material:
1- Morsa Monroy Green, com mobilidade em vários eixos e com o Jaw com capacidade para pinçar firmemente anzol até #24, com garantia eterna segurada pelo fabricante (Obs: depois quero meu cachê amigo Gilson....HiHi....brincadeira);

2- Fio de atado entre 8/0 e 14/0, no caso utilizei o 8/0, mas um fio ainda mais fino seria melhor, lembrando que na numeração destes fios quanto maior o número mais fino ele será e mais bem acabada ficará sua mosca;

3- Anzol #10 Wet (para moscas molhadas/lastreadas);

4- Fio de chumbo (Lead wire 020);

5- Gold tinsel (x-strong);

6- Pena para Hackle número 16 ou 18 .

7- Scud back;

8- Chenille;

9- Kristal flash;

10- Goose biot;

11- Dubbing natural;

12- Golden Pheasant tippet section natural;

13- Cabeça de metal (Bead head);

Passos:

LASTREIO E CABEÇA:
    Passe a cabeça de metal (bead head) e leve-a até o olho do anzol, que será a própria cabeça da mosca. Fixe bem o anzol no Jaw da morsa e lastreie com fio de chumbo, deixando um espaço atrás para fazer a cauda e outro na frente, próximo à cabeça para finalizar a mosca;

CAUDA:
    Apare aproximadamente 12 fibras de faisão (Golden Pheasant tippet section natural) para a cauda. Prenda-a no anzol com a parte mais colorida voltada para cima. Detalhe: Deixe a cauda um pouco menor que o tamanho da haste do anzol;

    Dobre uma fibra de Kristal flash sobre ela mesma por várias vezes e prenda-a sobre a cauda de faisão de forma que ela fique com o comprimento da haste do anzol, ficando, assim, um pouco mais comprida que a cauda de faisão.

ABDOME:

    Prenda o Gold tinsel para futuramente fazer as costelas (rib) do abdome;


    Distribua o dubbing no fio de atado de forma cônica e enrole-o em espiral sobre o anzol. Detalhe: Repare que ele deu um formato cônico ao abdome da mosca, proporcionando uma maior veracidade;

    Enrole o gold tinsel em espiral sobre o dubbing, finalizando, desse modo, o abdome da mosca;

TÓRAX:
    Prenda o scud back que futuramente fará o dorso do tórax;

    Fixe uma pequena tira de chenille que também fará parte do dorso do tórax. Detalhe: A função do chenille aqui é proporcionar um maior arqueamento ao dorso da mosca, dando maior veracidade;

    Prenda a pena #16 para o hackle. O fato de usar uma pena 16 para um anzol 10 é porque o hackle com pena 10 dará maior volume a mosca, dando maior resistência na água, fazendo com que sua descida fique mais lenta. O hackle com pena menor deixará a mosca mais rápida ao afundar, pricipalmente na correnteza, só por isso, ok!;

    Ate uma tira de chenille com cor que contraste com o abdome;

    Enrole o chenille em espiral, prenda-o e apare o ecesso;

   Enrole a pena do hackle nas fendas espirais do chenille;

    Corte a parte superior do hackle para dar espaço ao dorso;


   
    Abaixe o chenille e prenda-o;

    Abaixe o scud back e prenda-o, você verá agora que a primeira tira de chenille atada gerou um arqueamento no dorso da mosca, dando um caráter mais realístico à mosca.

ASAS:

    Recorte um par de Goose biot. Prenda-as uma de cada vez às laterais do tórax de forma que fiquem inclinadas para cima.
        Dê o nó de arremate, corte o fio e finalize-a com cimento de atado ou cola super bonder.
    Resultado final:
    Essas foram as cores que obtive maior número de ações:

    Agora é só fazer o arremesso na cabeceira da correnteza ou no corredor de alimentação e aguardar o tranco seco da pirapitinga!!!!

NOVO: VARIAÇÃO NO TÓRAX DO "POUCA-FAMÍLIA":
     Com a intenção de termos um volume menor no tórax da mosca lastreada Pouca-família e melhorarmos sua aparência e sua hidrodinâmica fizemos uma alteração em seu tórax: Ao invés de usarmos o chenille na composição do tórax utilizamos três fibras de pena de pavão.
      Essa variação é simples: ao ivés de prendermos o chenille, prenderemos três fibras de pena de pavão, em seguida torça as penas de pavão sobre a linha de atado e sobre elas mesmas e então gire-as em espiral na composição do tórax.
      É só!
Obs: a tira de Chenille que fará o arqueamento no dorso do tórax continua, não sofre nenhuma alteração! A troca é do chenile que espiraliza o tórax apenas, ok! Os demais passos da receita também não se alteraram.
      O resultado final será esse:
 Resultado final da variação do "Pouca-família": troca do tórax de chenille por 3 tiras de pena de pavão.


BOA PESCARIA!



7 comentários:

  1. Muito legal essa mosca Leandro. Aliás sempre postagens muito interessantes, parabéns!
    http://flynaticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Franklin,
    Sou suspeito pra falar dessa mosca, pois já fiz mais de 20 capturas de pirapitingas com ela. Em se tratando de uma espécie rara e ameaçada, esse é um número bem representativo.
    Um detalhe técnico da ação dessa mosca que eu não havia citado é:
    Alguns atadores não são a favor de colocar a cabeça de metal nas moscas lastreadas, alegando que perde um pouco do realismo da mosca, preferindo o lastreamento apenas com o fio de chumbo na haste do anzol. Mas pude observar que a cabeça de latão faz grande diferença na característica de afundamento da mosca, pois ela desequilibra o peso da mosca para frente fazendo com que a mosca mergulhe de cabeça com uma grande velocidade, atingindo a profundidade desejada com rapidamente, o que é muito bom. A superfície lisa da cabeça de metal também da muita hidrodinâmica no afundamento da mosca, acelerando ainda mais a seu afundamento. Outra forma que pode ser feito para desequilibrar o peso para frente é dar duas ou três voltas de lastreamento apenas próximo ao olho do anzol, mas mesmo assim o mergulho da mosca não é tão bom quanto o com cabeça de metal que pude observar na minha prática.
    Grande abraço e obrigado pela visita!
    Att, Leandro Vitorino (GO FLY)

    ResponderExcluir
  3. Leandro, Primeiramente PARABÉNS a todos os "GO FLY" pela dedicação , empenho e seriedade com que tratam o esporte! e achei bem legal a ídéia dessa mosca!
    Tinha acabado de assistir ao vídeo que você postou no FFB!!!
    E quanto as morsas do Gilson...
    Tenho uma também, EXCELENTE..Quando estava procurando uma morsa, um outro amigo me disse:
    Compra uma Monroy.. Você paga pela morsa e ganha um amigo rsrsr!!
    Abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigado amigo Bernardo,
    Esse nosso grupo tem pessoas fantásticas, aliás com um potencial muito grande que precisam ser mais expostas por aqui, vou pegar no pé do pessoal e vamos crescer juntos.
    O Monroy é um amigo que pesca que tive o prezer de conhece-lo em Ribeirão Preto, quando morei lá por 2 anos. Sua morsa realmente é excelente!
    Obrigado pela visita!
    Att,
    Leandro Vitorino

    ResponderExcluir
  5. Leandro´, com certeza o grupo de vocÊs é muito bom!
    Eu sou de Cravinhos bem ao lado de Ribeirão...
    Inclusive quem me falou das morsas do Gilson foi o Márcio( Médico)..Que inclusive é seu amigo!!! Outra pessoa fantástica!!!
    Que mundo pequeno não??
    Estou ensaiando uma pescaria de lambaris com o Márcio há algum tempo..mas tá difícil de bater os horários rsr
    Abraço a todos..Boas pescarias

    ResponderExcluir
  6. Esse mundo é pequeno mesmo!
    O Marcio é um grande amigo e que me orientou bastante nos meus primeiros passos no fly, devo muito a ele. Execelente companhia de pesca.
    O Fly em nosso estado tem crescido bastante, graças ao trabalho da equipe GO FLY.
    Nossa intenção é crescer ainda mais e promover encontros mais volumosos em nosso estado, principalmente nas áreas preservadas das pirapitingas. Por enquanto ainda não temos espaço para receber tanta gente que tem nos procurado, mas tenho certeza que futuramente teremos.
    Para o ano que vem temos um projeto grandioso que terá a presença de grandes mosqueiros em nossas áreas reservadas, terei o orgulho de recebe-los aqui!
    Grande abraço!
    Leandro Vitorino

    ResponderExcluir
  7. Gistaria de comprar moscas para fly! Sou iniciante nessa modalidade e aqui na minha cidade e na regiao nao consigo axar nenhum tipo de mosca! Tenho minha vara de fly e ainda nao consegui pesca com ela por causas das iscas! Me ajudem a começar essa modalidade!

    ResponderExcluir