sábado, 22 de maio de 2010

Streamer


   Ainda não havíamos colocado nenhum passo a passo de moscas no blog. Para iniciar essa etapa resolvemos montar um desta mosca muito utilizada em Goiás para a pescaria do Tucunaré: o Streamer.
Material Utilizado:
-Seel Fiber Adams Gray;
-EP Fiber Polar White;
-EP Sparkle Holographic Silver;
-Saltwater Flashabou Pearl;
-Mirage Accent Opal (um tipo de Kristal Flash);
- Anzol Chinu Marine Sports #9;
-Fio de atado Danville Monofilament Fine;
-Olhos 3D 6mm.


   Prenda o anzol na morsa e observe-o. Irá perceber que ele é torto! Particularmente, gosto de deixar a haste alinhada com a fisga (ponta) do anzol. Esse procedimento pode ser feito com o auxílio de dois alicates – não gosto de fazê-lo na morsa pois necessitará de muita força.

   Após alinhar o anzol, prenda-o novamente na morsa e ate 3 fibras de Mirage Accent Opal, dobradas ao meio, de modo que fiquem com aproximadamente 7 cm de comprimento. Essa será a maior parte da extensão do corpo da mosca!

Ate agora, no dorso do anzol, um pequeno tufo de Seel Fiber. Note que todos os materiais são atados à metade da extensão do pedaço a ser utilizado e em seguida dobrados para trás.

   Atando também pelo meio ate o EP fiber, inclinado, em uma das laterais. Dobre esse mesmo pedaço para atar a outra lateral.



   Pegue alguns fiapos de EP Sparkle e ate sobre o Seel fiber.


   Repita essa as sequências descritas acima progredindo em direção ao olho do anzol. Quando restar 1/3 do comprimento da haste para atingi-lo, pare o processo.


   Perceba que pelas laterais da haste do anzol pode-se ver as camadas da progressão do atado. Deve-se cobrir isso com EP Fiber. Dessa sorte, corte dois pequenos tufos de EP (2cm de comprimento) e ate-os pelo meio, um em cada lateral, dobrando-os para trás em seguida.



   Ate agora duas tirinhas de Slatwater flashabou. Gosto de trabalhar com pedaços de 3 cm de comprimento. Pedaços longos fazem muito barulho durante o arremesso!


Dê o nó de arremate; retire a mosca da morsa; penteie-a com uma escova de dentes e corte-a com uma tesoura para obter o formato que lhe agrada.


Feito isso, cole os olhos 3D com epoxi. Gosto de cola-los em cima do fio de atado do arremate da mosca. Desse modo a camada de epoxi também ajudará a proteger o fio e servirá como Head Cement.



Retire a farpa do anzol (é bem mais facil retirar antes de iniciar o atado) e vá pescar!


No próximo passo a passo trabalharemos com moscas que fazem sucesso com as pirapitingas.

Abraços
GoFly