segunda-feira, 2 de abril de 2012

SUPER CLÍNICA GO FLY - FOTOS E CONSIDERAÇÕES


No último 31 de março ocorreu a maior e melhor clínica já realizada pelo GO FLY. Nossa família não para de crescer, ensinamos e aprendemos muito, semeando a semente da pesca com mosca em férteis solos, ricos em nutrientes como a amizade e o companheirismo, através de muita dedicação e respeito ao meio ambiente.

Esse encontro reuniu mosqueiros de Goiás e Distrito Federal, veteranos e iniciantes, crianças e adultos, homens e mulheres. Sem dúvida será lembrado por nós para sempre.

Nossa clínica tem o objetivo de divulgar, fortalecer e atualizar a pesca com mosca na região Centro-Oeste do Brasil e acreditamos que temos conseguido alcançar essa finalidade, mas temos consciência de que podemos e vamos melhorar ainda mais, para que o fly seja difundido e popularizado entre os pescadores esportivos, mas claro, sem perder a sua qualidade e essência da qual ele foi criado.

Queremos fly? Sim, com qualidade e sem vaidade!

A clínica teve início as 8 hs da manhã, com um café da manhã, onde todos os participantes puderam se conhecer.

Foi montado um painel com as principais moscas utilizadas em nossa região, ao pé de lindas esculturas de pirapitinga do sul e tucunaré, esculpidas pelo artista plástico goiano Daniel Neto (www.dn-artes.blogspot.com.br).

Escultura: Pirapitinga atacando o Tucurão (Giant Grass Hooper)


No período da manhã, dividimos os participantes em quatro grupos, que passaram em forma de rodízio em 4 estações distintas:

1-      Estação de Popper: moderada por Mario Xavier, nosso mestre na arte de confeccionar Poppers, que deixou boquiabertos até os mais experientes.

Poppers do Mário: exímio acabamento


2-      Estação de mosca sem lastro: moderada por Rafael Pacheco, que nos ensinou a atar uma mosca seca para lambari e uma EP Minnow para tucunaré. Apresentando, assim, um cardápio para os dois peixes mais pescados no Brasil.

3-      Estação Andino/ Muddler: moderada por Kelven Lopes, que nos ensinou muito bem o atado e a ação dessa mosca de grande valor na pesca do nosso Rei do Rio, o Dourado, e de muitos outros peixes.

4-      Estação de equipamentos e nós: apresentada por Leandro Vitorino, que passou instruções sobre montagem, formatos e utilidades da vara, carretilha, backing, linha e leader, com alguns dos respectivos nós utilizados.

5-      Moderação Geral: Alencar, nosso pioneiro da pesca com mosca em Goiás, moderou de forma dinâmica e contribuiu em todas as estações.

Alencar ladeado por Vanessa e Sr. Morelli (FLY e CIA)

Após essas estações, almoçamos e reiniciamos a tarde com um WorkShop, realizado pela Fly e Cia (www.flyecia.com), empresa de destaque no mercado da pesca com mosca no Brasil, administrada pela família Morelli. Em Goiás não existe nenhuma flyshop, portanto essa foi uma ótima oportunidade de todos se beneficiarem da comodidade de ter uma Flyshop dentro da clínica, com equipamentos e materiais diversificados para todos os gostos. O Sr. Morelli e sua filha Vanessa nos agradaram com sua simpatia e profissionalismo. Não faltaram elogios por parte dos participantes!



Tivemos também a ilustre presença de nosso amigo Giovani Papa, grande referência de pesca em nossa região e todo o Brasil, gravando o seu programa de pesca X FISHING.

Leandro e o amigo Giovani Papa (apresentador do programa X FISHING)
Em seguida tivemos uma apresentação dos principais arremessos modernos praticados na pesca com mosca, entre eles: o False cast, Single Haul, Double Haul e Roll cast. Dicas de como ganhar distancia nos arremessos e fechar o seu loop ainda mais, chegando até a invertê-lo. O Loop Invertido e o Double Haul de longa distância puderam ser ensinados de forma simples e factível a todos. As variações do Spey para roll cast também foram apresentadas. Também tivemos dicas para pinchar em situações com vento. Mostramos também como fazer corretamente o Pick up e a hora exata de fazermos o Lay down.

A concentração e a atenção de todos eram reflexo do enorme interesse em aprender que todos desempenharam na clínica.

Sorteamos muitos brindes, oferecidos pelo GO FLY, pela Fly e Cia e pelo Flávio, atador profissional da Extreme jigs (flavioflyejig@yahoo.com.br) que nos enviou belas moscas para o sorteio.


Leandro, o famoso Carocinho e Kelven

O momento do sorteio dos brindes foi palco para muita zoação de todos, logo percebemos nitidamente que a criança mais feliz do dia estava incompatível com sua idade...
Olha só a cara do Alencar (Véi do Fray, Vôvô Gepeto) nos vários momentos:



Aqui, uma foto de perfil pra ele se lembrar dos seus longos anos na cadeia:

...HIHI...brincadeira...
Enfim, escrevemos mais uma bela página em nosso livro da amizade GO FLY.

Em breve, novas aventuras mosqueiras GO FLY...