domingo, 7 de fevereiro de 2010

Como comprar a primeira vara de fly?


Um tópico que gera dúvidas na maioria dos iniciantes é a compra da sua primeira vara de fly. O primeiro ponto a se definir para a aquisição de tal equipamento é: “quais os peixes irei pescar?” e "que moscas irei usar?", esses dois parâmetros são os mais importantes a serem considerados na escolha do equipamento. Muitos sabem que para o mesmo peixe pode-se usar moscas de peso e volume diferentes, e que quanto mais pesada ou volumosa forem essas moscas mais forte também deverá ser o equipamento. Mesmo que essas duas variáveis (peixe/mosca) gerem infinitas opiniões, nos arriscaremos em dar nossas considerações na escolha do equipamento, levando mais em conta o parâmetro "peixe", segue aí nossas recomendações para termos um bom equilibrio entre peixe/ mosca/equipamento:  
  1. Equipamento #0, #1 e #2: para piabas, lambaris e acarás;

  2. Equipamento #3 e #4: Pequenos Brycons (Pirapitinga do sul, Voadeira, etc.), Sardinha, branquinha, pacus pequenos, tabaranas, trutas, saicangas, jacundás e tilápias. OBS: se for usar uma vara de carbono de ação moderada, moderada-rápida ou rápida, use equipamento #3, mas se for usar varas de ação lenta (bamboo ou carbono IM6) prefira o equipamento #4. O uso de ninfas muito lastreadas podem exigir equipamentos mais fortes, tais como varas de carbono #4 ou #5.

  3. Equipamento #5 e #6: Tucunarés menores, tabaranas ou até peixes um pouco maiores (ex: matrinchã, pacú, piraputangas, bicudas, etc...) mas quando usarmos moscas pequenas (Ex: EP minow)

  4. Com equipamentos #7 e #8 já é possível capturar grandes tucunarés, dourados, apapás, bicudas, cachoras, lembrando que se usarmos moscas mais pesadas ou volumosas como Andinos/mugler e poppers deem preferência por equipamentos mais fortes (#9 ou #10);

    5Equipamentos #10, #11 e #12 são mais indicados para tucunarés amazônicos, dourados grandes (La Zona), Tarpons e Permit, pois além de serem peixes extremamente fortes, algumas vezes podem exigir moscas maiores ou mais pesadas. Em água salgada é muito comum a presença do vento forte, sendo um fator que "pedirá" também um equipamento mais robusto.
  Resumindo:
  • Pequenos Peixes: Equipamento #0 a #3
  • Peixes Médios: Equipamento #4 a #7 
  • Grandes Peixes: Equipamento #8 em diante

PERGUNTAS FREQUENTES:

1) E se eu só tenho condições de possuir um único equipamento?

Caso o pescador utilize o equipamento para pescar mais de um grupo de peixes deverá comprar o equipamento de acordo com o grupo de peixes que mais pesca. Por exemplo: Se irá pescar grandes peixes uma vez ao ano, pescando no restante peixes médios, opte por um #6, nunca se esquecendo que quando for pescar os peixes grandes com ele deve-se usar um tippet (parte mais fina do líder) adequado, para que tenhamos a  proteção do nosso equipamento ("é preferível romper um tippet, perder uma isca ou o peixe do que quebrar a vara"). Por outro lado, se grande parte das pescarias ocorrer com peixes pequenos, mas havendo ainda assim pescaria de peixes médios, opte pelo #4. Essa sugestão só é aplicada caso o iniciante não tenha condições de possuir mais de um equipamento.

2) Qual ação de vara devo comprar?

Uma orientação que sempre faço a quem nos consulta é que as varas de ação muito rápida ou muito lenta (carbono IM6 ou bamboo) não é recomendável para o iniciante. Explicações: Com a vara muito rápida o iniciante poderá não sentir o seu "carregamento" durante os casts, já as varas lentas exigem um domínio técnico maior e devem ser arremessadas com um ritmo mais pausado e menos brutalidade, deixando a vara se encarregar do carregamento da linha. Uma vara de ação moderada seria o ideal para o iniciante começar seu treinamento, pegar o tempo da vara/linha, etc.

3) Onde comprar?

Com a numeração do equipamento em mãos é hora de ir para a rua ou computador para comprar a vara. É interessante esclarecer que hoje existem várias marcas de equipamentos de fly, com os mais variados preços e qualidade. Compre a melhor vara que seu dinheiro puder comprar! A regra é que preço e qualidade geralmente caminham juntos, mas toda regra tem sua exceção ! Classificando as varas em 4 grupos de preço, os pescadores de Goiás poderão encontrar: (Clique na figura para ampliar)



OBS: Essa tabela foi editada em 2009, novas lojas (fly shops) podem ter surgido até a data de hoje, procure se atualizar!

Na barra lateral direita do nosso blog, em "Sites Bacanas", possui uma atualização dos sites que vendem equipamentos e moscas no Brasil. Antes de comprar sempre consulte o vendedor ou peça orientação a quem já tem aquele equipamento ou experiência com ele (fóruns de pesca com mosca são ideais para tirar essa dúvida).

De posse dessas informações, veja qual a vara que mais adequada ao seu bolso. Para pescar com fly você não precisa necessariamente de uma vara cara. Não se deve esquecer também o mais importante: Mais importante do que ter um bom equipamento é saber utiliza-lo corretamente.

       Obs: Existem inúmeras variáveis que influenciam na escolha de uma vara, como peso das moscas, incidência de vento, presença de obstáculos, pescaria embarcada, pescaria desembarcada (vadeio) com mata ciliar fechada, arremessos embaixo de copas de árvore. Porém, pensando em iniciantes, simplificamos a escolha por se tratar de um primeiro contato com a modalidade.
Rafael Pacheco e Leandro Vitorino
GoFly