sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O porquê do GoFly.






É com grande satisfação que se nota a expansão da pesca com mosca no Brasil. Partindo de um início difícil o esporte hoje é difundido com o apoio da internet, mas mesmo assim não dispensa o encontro real entre seus participantes.
Pensar em flyfishing nas décadas de 40, 60, é algo inconcebível para muitos de nós. Em uma época sem internet, conseguir informações sobre a modalidade, assim como materiais e equipamentos era possível apenas para poucos. Tudo dependia de alguém que viajasse ao exterior e trouxesse a tralha completa. Com toda a parafernália na mão surgia outro grande problema: como aprender a pescar com aquilo? Cursos? Só no exterior! Realmente temos que tirar o chapéu para os pioneiros dessa pescaria no país.
Com a popularização da  internet o cenário mudou completamente. Hojé é possível, sem sair de casa, comprar material de qualquer parte do mundo – inclusive no Brasil. Os livros sobre o assunto são muitos, porém em português ainda estamos restritos à maravilhosa obra de Paulo Cesar Dominges da Silva, o livro Pescando com Mosca. Os vídeos nos ensinam a fazer praticamente tudo, do atado às técnicas de arremesso. Os fórums possuem um incrível acervo de material capazes de sanar a maioria (ou até todas) as dúvidas dos iniciantes.
Por outro lado, as inúmeras facilidades trazidas pela modernidade e a gama de informações por ela viabilizadas podem levar erroneamente muitos a pensarem que o grande professor de pesca com mosca será uma tela de computador. No esporte em que a observação é fundamental, muito se aprende com os mais experientes. Foi com esse raciocínio que nasceu o GoFly.
O grupo é uma forma de unir os novos adeptos da modalidade no Estado de Goiás viabilizando um grande fluxo de troca de experiências, as quais contribuem significativamente para o aprendizado da pesca com mosca. De forma alguma se deseja a criação de laços comerciais e burocráticos. O grupo quer ter como pilares a amizade, o respeito ao meio ambiente e a paixão pelo flyfishing.
O blog GoiásFly (GoFly) é um meio de mostrarmos o quão fascinante é essa modalidade, além de expormos o nosso ponto de vista sobre os temas que envolvem nosso esporte. Vale à pena lembrar que unanimidades são raras e quando pessoas são reunidas temos sempre opiniões divergentes.
                  Sintam-se à vontade! Bem vindos ao GoFly.
 Rafael Pacheco





9 comentários:

  1. Muita sorte ao novo blog.
    Thiago Zanetti

    ResponderExcluir
  2. muito bom, parabens e boa sorte

    Gregorio

    ResponderExcluir
  3. Beleza, Rafael.
    É muito bom saber que a pesca com mosca nacional está nas mãos de pessoas conscientes como os componentes do GoFly
    Abração.
    Ernesto.
    Devidamente Add nos "meus favoritos".

    ResponderExcluir
  4. Rafa, parabéns aos mosqueiros goianos pela bela iniciativa!
    Oxalá possa frutificar à vontade - e, quem sabe, num futuro próximo, por aqui pelo Acre.
    Um baita abraço a todos!
    Prá frente e para o alto!
    João Nicácio

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente sensacional!!!
    Parabéns Rafa, parabéns pessoal de Goiás.
    É ótimo termos mais um Blog dedicado ao nosso amado fly fishing. Um Blog que certamente vai ajudar a todos, de iniciantes a iniciados. Que venha o sucesso, que venham muitos outros Blogs de pessoas apaixonadas pela Pesca com Mosca.
    Um abraço à todos

    ResponderExcluir
  6. Rafa sempre com as palavras certas !!!!!

    É isso aí vamos pescar com ou de fly...

    valeu!!!!!!
    NUCLEL. cleiton

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, é disso que precisamos, consciência e respeito com a natureza. Vou seguir o blog com certeza. EDSON/CAMPO GRANDE/MS

    ResponderExcluir
  8. MASSA GALERA!!! To com vocês nessa e vamos em frente!!!
    FORÇA DO FLY NO BRASIL!!!!!

    ResponderExcluir
  9. bem legal! acabei de mudar pra rio verde e jah estou atras de uns lugares pra ir.
    Queria sugerir um topico pra galera colocar os lugares que jah foram ou que planejam ir, assim como se tiveram sucesso ou nao.

    Parabens pelo blog!

    Gabriel

    ResponderExcluir