domingo, 7 de fevereiro de 2010

Como comprar a primeira vara de fly?


Um tópico que gera dúvidas na maioria dos iniciantes é a compra da sua primeira vara de fly. O primeiro ponto a se definir para a aquisição de tal equipamento é: “quais os peixes irei pescar?” e "que moscas irei usar?", esses dois parâmetros são os mais importantes a serem considerados na escolha do equipamento. Muitos sabem que para o mesmo peixe pode-se usar moscas de peso e volume diferentes, e que quanto mais pesada ou volumosa forem essas moscas mais forte também deverá ser o equipamento. Mesmo que essas duas variáveis (peixe/mosca) gerem infinitas opiniões, nos arriscaremos em dar nossas considerações na escolha do equipamento, levando mais em conta o parâmetro "peixe", segue aí nossas recomendações para termos um bom equilibrio entre peixe/ mosca/equipamento:  
  1. Equipamento #0, #1 e #2: para piabas, lambaris e acarás;

  2. Equipamento #3 e #4: Pequenos Brycons (Pirapitinga do sul, Voadeira, etc.), Sardinha, branquinha, pacus pequenos, tabaranas, trutas, saicangas, jacundás e tilápias. OBS: se for usar uma vara de carbono de ação moderada, moderada-rápida ou rápida, use equipamento #3, mas se for usar varas de ação lenta (bamboo ou carbono IM6) prefira o equipamento #4. O uso de ninfas muito lastreadas podem exigir equipamentos mais fortes, tais como varas de carbono #4 ou #5.

  3. Equipamento #5 e #6: Tucunarés menores, tabaranas ou até peixes um pouco maiores (ex: matrinchã, pacú, piraputangas, bicudas, etc...) mas quando usarmos moscas pequenas (Ex: EP minow)

  4. Com equipamentos #7 e #8 já é possível capturar grandes tucunarés, dourados, apapás, bicudas, cachoras, lembrando que se usarmos moscas mais pesadas ou volumosas como Andinos/mugler e poppers deem preferência por equipamentos mais fortes (#9 ou #10);

    5Equipamentos #10, #11 e #12 são mais indicados para tucunarés amazônicos, dourados grandes (La Zona), Tarpons e Permit, pois além de serem peixes extremamente fortes, algumas vezes podem exigir moscas maiores ou mais pesadas. Em água salgada é muito comum a presença do vento forte, sendo um fator que "pedirá" também um equipamento mais robusto.
  Resumindo:
  • Pequenos Peixes: Equipamento #0 a #3
  • Peixes Médios: Equipamento #4 a #7 
  • Grandes Peixes: Equipamento #8 em diante

PERGUNTAS FREQUENTES:

1) E se eu só tenho condições de possuir um único equipamento?

Caso o pescador utilize o equipamento para pescar mais de um grupo de peixes deverá comprar o equipamento de acordo com o grupo de peixes que mais pesca. Por exemplo: Se irá pescar grandes peixes uma vez ao ano, pescando no restante peixes médios, opte por um #6, nunca se esquecendo que quando for pescar os peixes grandes com ele deve-se usar um tippet (parte mais fina do líder) adequado, para que tenhamos a  proteção do nosso equipamento ("é preferível romper um tippet, perder uma isca ou o peixe do que quebrar a vara"). Por outro lado, se grande parte das pescarias ocorrer com peixes pequenos, mas havendo ainda assim pescaria de peixes médios, opte pelo #4. Essa sugestão só é aplicada caso o iniciante não tenha condições de possuir mais de um equipamento.

2) Qual ação de vara devo comprar?

Uma orientação que sempre faço a quem nos consulta é que as varas de ação muito rápida ou muito lenta (carbono IM6 ou bamboo) não é recomendável para o iniciante. Explicações: Com a vara muito rápida o iniciante poderá não sentir o seu "carregamento" durante os casts, já as varas lentas exigem um domínio técnico maior e devem ser arremessadas com um ritmo mais pausado e menos brutalidade, deixando a vara se encarregar do carregamento da linha. Uma vara de ação moderada seria o ideal para o iniciante começar seu treinamento, pegar o tempo da vara/linha, etc.

3) Onde comprar?

Com a numeração do equipamento em mãos é hora de ir para a rua ou computador para comprar a vara. É interessante esclarecer que hoje existem várias marcas de equipamentos de fly, com os mais variados preços e qualidade. Compre a melhor vara que seu dinheiro puder comprar! A regra é que preço e qualidade geralmente caminham juntos, mas toda regra tem sua exceção ! Classificando as varas em 4 grupos de preço, os pescadores de Goiás poderão encontrar: (Clique na figura para ampliar)



OBS: Essa tabela foi editada em 2009, novas lojas (fly shops) podem ter surgido até a data de hoje, procure se atualizar!

Na barra lateral direita do nosso blog, em "Sites Bacanas", possui uma atualização dos sites que vendem equipamentos e moscas no Brasil. Antes de comprar sempre consulte o vendedor ou peça orientação a quem já tem aquele equipamento ou experiência com ele (fóruns de pesca com mosca são ideais para tirar essa dúvida).

De posse dessas informações, veja qual a vara que mais adequada ao seu bolso. Para pescar com fly você não precisa necessariamente de uma vara cara. Não se deve esquecer também o mais importante: Mais importante do que ter um bom equipamento é saber utiliza-lo corretamente.

       Obs: Existem inúmeras variáveis que influenciam na escolha de uma vara, como peso das moscas, incidência de vento, presença de obstáculos, pescaria embarcada, pescaria desembarcada (vadeio) com mata ciliar fechada, arremessos embaixo de copas de árvore. Porém, pensando em iniciantes, simplificamos a escolha por se tratar de um primeiro contato com a modalidade.
Rafael Pacheco e Leandro Vitorino
GoFly

38 comentários:

  1. É interessante, Rafa,
    Como você disse, a escolha da caña vai além do peixe. Eostumo definir meu equipamento mais pelo tamanho de moscas que vou utilizar do que pelo tamanho do peixe em si. As minhas saicangas, apesar de não serem grandes e pesadas, pedem, em meio a corredeiras e poços mais rápidos, moscas mais volumosas e lastreadas que por muitas vezes são mais dificeis de arremesar com uma caña #3, por exemplo. Os basses, mesmo os pequenos, pedem moscas grandes, e assim vai...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. muito bom artigo, eu acrecentaria
    1-isca pequenha (independentement do tamanho do peixe) vara no. 4, pesco trutas de bom tamanho (1,500kg) com vara 4,varas lentas e moderadas arremesam melhor linhas long belly uo DT,e apresemtam melhor as moscas com liders ate 12 pes, sem nó de vento

    2- e para pescar tucunare de 2kg com vara 7 (iscas 1/0, 2/0)vara mais rapide com linhas short belly(barriga curta) tipo saltwater, com liders curtos, arremeso tipo double haul,

    abraço
    Gregorio

    ResponderExcluir
  3. Pessoal então fica aqui mais uma exelente dica aos amigos que visitarem nosso blog. Dica de um mestre no na arte do arremesso e atado, ninguem melhor que o Gregório, com anos de experiência internacional e que conhece nossos peixes também muito bem.
    valeu pela dica amigo Lê
    Att, Vitorino

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog, pratico bait cast e estou interessado em iniciar / aprender o fly, e uma das primeiras dúvidas para o iniciante é justamente que equipamento utilizar. Eu, apesar de ter conversado com outros praticantes de fly e ter lido algo sobre a modalidade, ainda não tinha visto uma explicação simples e que pudesse dar um "Norte" à seguir. Claro que a escolha do equipamento X tipos de peixes é apenas o início, e como outras modalidades existe muito chão à percorrer, mas este esclarecimento já ajudou bastante.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Amigos,além dos elogios que tenho a fazer, quero pedir uma gentileza: Se alguem tiver a parte superior da vara ROYAL Fly 5705-270 #5/6 Chief Version... entre em contato comigo.
    Já estou chorando por 24 horas, pois estou sem minha melhor companheira dessa vida, a minha varinha de fly. Comovente, não acham?
    fly.negocio@gmail.com
    ou sa.negocio@hotmail.com
    Agradeço o carinho!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Pergunto:comprei uma carretilha Eagle Claw,Black Eagle Fly Reel, BM 3/4 ( pretendo pescar saicangas, tilapias,e gostaria de puder que me indicasse uma vara ação, modelo etcc... que devo comprar para iniciar nesta modalidade de pesca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro visitante anônimo,
      Como na pesca de saicangas costumamos usar alguns pequenos streamers lastreados (ex: woolly bugger) eles serão melhor arremessados com uma vara #4 de ação moderada ou moderada/rápida. Não recomendo uma vara rápida pois vc curtiria menos a briga com o peixe. Tenho experiência com varas Sage, TFO, Redington, St. Croix, Intergreen, Bamboo, Martin e algumas customizadas de carbono. De acordo com essa minha pequena experiencia e analizando a sua intenção e situação de pesca, levando em conta a relação qualidade/custo/benefício eu compraria uma Redington #4 persuit de 8'de comprimento. Possui excelente custo benefício, pincha bem fácil, é leve e satisfará a sua necessidade. Por enquanto não aconselho investir numa vara mais cara, ok!
      No mercado brasileiro (internet) existe alguns combos com essa vara à venda. Na barra lateral direita de nosso blog possui a relação de alguns dos principais sites de venda do Brasil. Lembre-se que ao comprar um produto em flyshop brasileira vc estará ajudando nosso mercado tb a crescer. Eu só compro fora do Brasil o que não temos aqui.
      Abração! Espero ter ajudado.
      Att,
      Leandro Vitorino

      Excluir
  7. Olá amigos do GoFly, estou querendo entrar nesse mundo maravilhoso do fly e vou comprar meu primeiro equipamento, um #6, pois pretendo pescar piraputangas aqui no rio Miranda no Ms. Gostaria de saber dos amigos qual a linha de fly mais indicada, o leader( tamanho e libragem) e o tippet(tamanho e libragem) para as piraputangas e pequenos dourados?Fico muito grato se alguém puder me ajudar, abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,
      Pra piraputangas um equipo #6 está legal, pois elas atacam moscas pequenas e uma #6 pincha muito bem. Mas se vc tb que pegar dourados, compre uma #8, não que a #6 não aguente os dourados do miranda, mais pra pinchar moscas pra dourados (Ex: andino) vc precisará de um equipo mais forte, entende? Compre a melhor vara que o seu dinheiro puder, pois vale a pena. Compre uma vara de ação moderada-rápida de 9' de comprimento. Dê preferencia pra linhas WF com cabeça curta. O ideal é ter uma linha Floating (Flutuante) e outra sinking tip (onde só a cabeça afunda). Use líders mais curto, ainda mais pq a água do miranda nem é tão clara assim. Monte seu líder com a fórmula: 90 cm de fluocarbon 0,50 mm + 50 cm de fluocarbon 0,40 mm ( que dará mais ou menos 20 libras). Não esqueça de um empate de aço de no mínimo 40 libras, ok! Para o nó do empate de aço no leader recomendo o nó trilene, ok! Qquer dúvida adicional pode nos enviar pelo email do blog: goiasfly@hotmail.com

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas, agora já tenho uma noção pra montar meu equipamento!Abraço!

      Excluir
  8. Olá, boa tarde!Estou com uma dúvida para comprar minha primeira vara de fly #6, o que é melhor, uma vara em 2 partes, ou em 4 partes?Fico grato se alguém puder me responder!

    ResponderExcluir
  9. Amigo Melo,
    Compre uma vara de 4 partes. É melhor e mais prática, acredite!
    Att,
    Leandro

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Leandro, vou seguir sua dica, acho que é até melhor para transportar! Abraço!

    ResponderExcluir
  11. boa tarde gostaria de compra um kit de fly pra pegar tucunaré ate 4 kg qual eu compro e onde compro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rodrigo. Em quais regiões pretende utilizar o seu equipamento?

      Rafael Pacheco

      Excluir
    2. Caro Rodrigo,
      como o Rafael disse, e importante saber a regiao que o sr pretende pescar.
      Se vc quer pescar tucunas de ate 4 kg, suponho que vc irá pescar tucunarés azuis e amarelos.
      Se o sr. for pescar na regiao sudeste, compre um equipamento numero #7.
      se o senhor pretende pescar na serra da mesa ou no lago do peixe algical, sugiro um equipamento #8.
      Compre uma vara de quatro partes de 9 pés de comprimento.
      Compre uma vara de açao moderada-rápida ou rápida.
      A vara redington perssuit tem sido a vara que considero a melhor custo-benefício do nosso mercado na net. Esse é meu gosto pessoal.
      Em nossa barra lateral tem uma relaçao das lojas que vendem equipamentos de mosca.
      Boa sorte!
      Att,
      Leandro Vitorino

      Excluir
  12. bom dia amigos.
    o kit okuma http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491731527-kit-fly-okuma-cascade-combo-vara-linha-carretilha-pesca-_JM
    da para pescas de peixes de 90g a 300g sem problema?... fiquei em duvida sobre o numero dessa vara, pois não tem descrição dela... apenas dos demais acessorios que são 4/6 para carretilha e 5 para linha... bem se esse conjunto der para pescar até lambari eu o compro.

    ResponderExcluir
  13. onde adquirir moscas e equipamentos em brasila:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,
      em todo centro-oeste temos carencia em equipamentos de mosca nas lojas. Procure comprar seus equipamentos nas flyshops brasileiras. A relação das lojas estão na barra lateral de nosso blog. Se comunique com o lojista que ele poderá te dar informações sobre o produto. Abs!

      Excluir
  14. Duvidas varas de fly 2 partes 3 4 5 e 6 partes
    qual comprar porque tantas partes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As varas de fly precisam serem mais longas para ter a ação desejada e para facilitar o transporte são divididas em partes. Recomendamos varas de 4 partes! Espero ter esclarecido a dúvida.
      Obrigado pela visita!
      Leandro

      Excluir
  15. boa tarde gostaria de iniciar na pesca com fly,e gostaria de saber se este kit seria bom pra eu iniciar que seria 01 VARA OKUMA 3 PARTES 9' 2,74mts #5 CABO EM CORTIÇA
    - 01 CARRETILHA CASCADE #4/6 GRAPHITE 1 ROLAMENTO
    - 01 LINHA FLOATING #5
    - BACKING 20lbs
    - MANIVELA DESTA CARRETILHA É CAMBIAVEL ESQUERDA/DIREITA se puder me ajudar agradeço desde de ja obg

    ResponderExcluir
  16. O Kit de Fly Shakespeare (conjunto para fly)

    O kit é composto de:

    Vara de 8 pés (2,44 metros) com 3 partes - #5/6 fly line
    Carretilha de Fly com corpo em grafite (Single Action)
    25 jardas (22,8 metros) Floating Fly Line (linha de fly floating)

    Linha para líder (tapered leader)

    Guia de nós.

    2 moscas (variadas)

    Brinde: Carretel de Fly Line Backing 50 jardas, 20 Libras qual deste vc me recomendaria pra pesca de matrinxãs obg

    ResponderExcluir
  17. esqueci de mensionar de as matrinxãs são de até 5 kilos

    ResponderExcluir
  18. ola gostaria de dicas sobre que tipo de equipamentos comprar,estou iniciando na modalidade e gostaria de dicas
    se possível,obrigado

    ResponderExcluir
  19. ola, gostaria de saber se possivel pescar com vara de fly ultilizando molinete ultra ligth , pescar na regiao do araguaia mandubes,apapas,barbados,piaus,matrinxas,cacharas etc..........

    ResponderExcluir
  20. Ola gostaria de saber de alguma loja que venda fly em Goiânia .É urgente pois ficarei la poucos dias.
    Se alguem poder me informar agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Rafael Pacheco e Leandro Vitorino, Parabéns! Muito boa a matéria. Estou interessado em fly e gostaria de saber se conhecem algum curso básico? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo,
      Atualmente, os instrutores arremesso de fly ativos no Brasil que tenho memória são:
      - Gerson Cavamoto (RJ);
      - Marco Valério (SP);
      - Betinho (SP);
      - Beto Vaucher (Curitiba);
      - Rogério Batista (RS);
      - Thiago Zanetti (Curitiba);

      Desculpe caso tenha me esquecido de alguém.
      Att,
      Leandro

      Excluir
  22. Legal!!!
    Sempre compro varas e outros itens nessa loja: http://www.tucunarepesca.com.br/sumax
    Os produtos são ótimos.

    ResponderExcluir
  23. Muitobom, ótimo post.
    Vc já viu essa carretilha okuma? http://www.tucunarepesca.com.br/okuma
    Sabe se é boa? O que me diz dessa loja? Conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,
      Ainda não conheço essa carretilha e nunca comprei nessa loja.
      Mas como carretilha é o menos importante na pesca com mosca, se gostou, compre.
      Enquanto a loja citada, ainda não tive a oportunidade de comprar lá.
      Os fóruns de pesca são os melhores locais para fazer as consultas de idoneidade das lojas da net.
      Att,
      Leandro

      Excluir
  24. Respostas
    1. Caro Luciano,
      Não temos disponível nenhum curso fixo de fly em Goiânia.
      Esse ano ficamos em falta com nossas clínicas de atado e arremesso GO FLY, mas ano que vem iremos reativa-las.
      Postaremos a clínica no blog.
      Abs!
      Leandro

      Excluir
  25. Ola, estou em duvida em questão de iscas.
    As minhas pescarias vai ser realizadas no rio na cidade de Botuverá SC, la tem bastante Carás, Lambaris, Jacundás, Jundiás e ja ouvi falar em pequenas Trairas e o rio ñ e tão fundo, pode se atravessar andando e tem muitas pedras. Optei em comprar um equipamento #4 ação moderada 9" linha WF (ainda ñ comprei), depois de varias e varias pesquisas, eu ainda estou em duvidas sobre iscas:
    Quais as melhores opções de iscas para estes tipos de peixes?
    Aceito sugestões sobre o melhor equipamento e lojas online!

    Grato!
    Gustavo Sepolar

    ResponderExcluir
  26. Caro Luiz Gustavo,
    Pensando em lambaris o equipo #2 seria o ideal, pensando em jacundas e pequenas traíras tb optaria por um #4, e se tiver que comprar um só tb faria a mesma escolha sua, uma #4 ação moderada, mas optaria por uma vara de 8' e linha WF.
    Acredito que a vara Classic Trout #4 da Redington terá um bom custo benefício.
    Em relação as lojas na net, tem algumas na nossa legenda lateral do blog. Tem que pesquisar, certamente
    vc encontrará.
    Boa Sorte!
    Leandro

    ResponderExcluir
  27. Sou totalmente leigo na pescaria com fly estou querendo começar. O Seu texto me ajudou muito, mas a minha duvida é como saber qual é o numero da vara ?

    ResponderExcluir