sábado, 22 de maio de 2010

Streamer


   Ainda não havíamos colocado nenhum passo a passo de moscas no blog. Para iniciar essa etapa resolvemos montar um desta mosca muito utilizada em Goiás para a pescaria do Tucunaré: o Streamer.
Material Utilizado:
-Seel Fiber Adams Gray;
-EP Fiber Polar White;
-EP Sparkle Holographic Silver;
-Saltwater Flashabou Pearl;
-Mirage Accent Opal (um tipo de Kristal Flash);
- Anzol Chinu Marine Sports #9;
-Fio de atado Danville Monofilament Fine;
-Olhos 3D 6mm.


   Prenda o anzol na morsa e observe-o. Irá perceber que ele é torto! Particularmente, gosto de deixar a haste alinhada com a fisga (ponta) do anzol. Esse procedimento pode ser feito com o auxílio de dois alicates – não gosto de fazê-lo na morsa pois necessitará de muita força.

   Após alinhar o anzol, prenda-o novamente na morsa e ate 3 fibras de Mirage Accent Opal, dobradas ao meio, de modo que fiquem com aproximadamente 7 cm de comprimento. Essa será a maior parte da extensão do corpo da mosca!

Ate agora, no dorso do anzol, um pequeno tufo de Seel Fiber. Note que todos os materiais são atados à metade da extensão do pedaço a ser utilizado e em seguida dobrados para trás.

   Atando também pelo meio ate o EP fiber, inclinado, em uma das laterais. Dobre esse mesmo pedaço para atar a outra lateral.



   Pegue alguns fiapos de EP Sparkle e ate sobre o Seel fiber.


   Repita essa as sequências descritas acima progredindo em direção ao olho do anzol. Quando restar 1/3 do comprimento da haste para atingi-lo, pare o processo.


   Perceba que pelas laterais da haste do anzol pode-se ver as camadas da progressão do atado. Deve-se cobrir isso com EP Fiber. Dessa sorte, corte dois pequenos tufos de EP (2cm de comprimento) e ate-os pelo meio, um em cada lateral, dobrando-os para trás em seguida.



   Ate agora duas tirinhas de Slatwater flashabou. Gosto de trabalhar com pedaços de 3 cm de comprimento. Pedaços longos fazem muito barulho durante o arremesso!


Dê o nó de arremate; retire a mosca da morsa; penteie-a com uma escova de dentes e corte-a com uma tesoura para obter o formato que lhe agrada.


Feito isso, cole os olhos 3D com epoxi. Gosto de cola-los em cima do fio de atado do arremate da mosca. Desse modo a camada de epoxi também ajudará a proteger o fio e servirá como Head Cement.



Retire a farpa do anzol (é bem mais facil retirar antes de iniciar o atado) e vá pescar!


No próximo passo a passo trabalharemos com moscas que fazem sucesso com as pirapitingas.

Abraços
GoFly

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E isso ai ...
    to sem tempo e material de atado..Senão faria um passo a passo também ...
    mas temos ótimos atadores que podem fazer isso...
    bela isca...
    cleiton fly...

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, vejam só que belo streamer atado pelo amigo Rafael Pacheco.
    Tenho alguns streamers do Rafa e posso garantir que são ótimos, bem acabados e eficientes!
    Parabéns mais uma vez amigo pela sua contribuição a pesca com mosca em nosso estado.

    Leandro Vitorino

    ResponderExcluir
  4. Fala meu "GRANDE" amigo Vitorino, meu so faltou a divulgaçao da morsa do "Velho" risos Show de bola a materiaaa!!!! me passa seu endereço!!! saudade do cÊ meu bom grande amigo!!!

    abraçaooo

    Att.
    Gilson Monroy Junior
    www.monroy.com.br
    gilsonmonroy@hotmail.com
    monroyfly@terra.com.br
    16.92617649
    16.36300165

    obs: Essa MORSA NAO TEM IGUALLLLL

    abraçaooo

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Atador
    Favor consultar o Manual de Instruções da sua morsa, para verificar a posição correta do anzol no jaw. Adianto a voce que: divida (imaginariamente) a curva do anzol em quatro e prenda o jaw no segundo quadrante inferior, sentido anti-horário. Quanto maior o anzol, mais para dentro do jaw deverá ser preso. A ponta do anzol deverá prender somente pequenos anzois, tais como, de #16 a #28.
    Se voce prender corretamente o anzol do passo a passo, poderá alinhar tranquilamente a haste, utilizando a morsa.
    Quanto ao streamer, está bom, mas me parece que o anzol está super dimensionado para a isca, o diamentro do arame do anzol deveria ser mais fino.
    PARABÉNS,
    Gilson Monroy
    www.monroyfly@terra.com.br
    www.monroy.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amigo Gilson,
    No GO FLY temos 3 integrantes da equipe com as morsas Monroy,eu o Rafa e o Cleiton, realmente ela é exelente!! Bem lembrado pelo Gilsinho.
    Vou ter que dar uma de crítico e advogado ao mesmo tempo, mas é isso que enriquece nosso blog a cada dia, pela qualidade de nossos integrantes.
    Enquanto a fixação do anzol no Jaw ecredito que ele tenha colocado dessa forma apenas para exposição das fotos, conheço muito bem o atado do Rafa e e sei que ele conhece a forma correta de colocar o anzol no jaw.
    Este anzol usado é um modelo Chinu e pelo fato de terem um Gap(abertura maior ele é mais grosso para evitar com que o anzol se abra durante a captura, danto uma impressão mais robusta ao anzol. Os tucunas do centro oeste são mais fortes que os do sudeste, alem disso, aqui, temos mais enroscos e galhadas, o que faz com que forcemos mais o aquipo (incluindo o anzol) durante a luta com o peixe.
    Por isso, esse anzol (chinu) tem sido cada vez mais usado para atar streamers, mas ainda considero o Gamakatsu (aste longa) o melhor anzol para streamers, tanto pelo seu formato quanto por sua resistência.
    Pessoal, esse meu amigo Monroy tem um olhar muito atento e sempre me ensinou bastante. Hoje devo muito a ele.
    Grande abraço a meus amigos Gilson e Gilsinho e parabéns pelo comentário.
    Att, Vitorino

    ResponderExcluir
  7. Gilson, obrigado pelo alerta sobre a posição do anzol. Comprei minha morsa já usada; não tenho o seu manual de instruções.
    Quanto à espessura do anzol, é uma opção minha, pois os streamers atados em anzois do tipo chinú apresentam um nado bem mais eficiente além de afundarem mais e com maior rapidez, o que aumenta a produtividade de capturas.
    Obrigado pela visita!
    Rafael Pacheco

    ResponderExcluir
  8. Caro Rafael
    Desculpe-me a forma que coloquei as palavras no comentario anterior, elas soaram como uma critica feroz. É que, como fabricante da morsa, explico que a forma que o anzol foi colocado, produz um esforço muito grande no jaw, e que, dependendo da força aplicada na alavanca de aperto, pode provocar a quebra da ponta do mesmo. Mas não se procupe, a morsa tem garantia total incondicional lifetime, ha,ha,ha.
    Quanto ao tamanho do anzol, se voce tem muitos problemas com paus e galhos, utilize anti-enrosco feito com fio de linha monofilamento 0,40 ou 0,50 mm. Se voce precisar que a mosca afunde mais rápido, utilize lastro de fio de chumbo. Lembro a voce que quanto maior e mais pesada for a mosca, maior a vara e tambem o diametro do tippet.
    Valeu?
    Abração, Gilson Monroy

    ResponderExcluir