segunda-feira, 2 de abril de 2012

SUPER CLÍNICA GO FLY - FOTOS E CONSIDERAÇÕES


No último 31 de março ocorreu a maior e melhor clínica já realizada pelo GO FLY. Nossa família não para de crescer, ensinamos e aprendemos muito, semeando a semente da pesca com mosca em férteis solos, ricos em nutrientes como a amizade e o companheirismo, através de muita dedicação e respeito ao meio ambiente.

Esse encontro reuniu mosqueiros de Goiás e Distrito Federal, veteranos e iniciantes, crianças e adultos, homens e mulheres. Sem dúvida será lembrado por nós para sempre.

Nossa clínica tem o objetivo de divulgar, fortalecer e atualizar a pesca com mosca na região Centro-Oeste do Brasil e acreditamos que temos conseguido alcançar essa finalidade, mas temos consciência de que podemos e vamos melhorar ainda mais, para que o fly seja difundido e popularizado entre os pescadores esportivos, mas claro, sem perder a sua qualidade e essência da qual ele foi criado.

Queremos fly? Sim, com qualidade e sem vaidade!

A clínica teve início as 8 hs da manhã, com um café da manhã, onde todos os participantes puderam se conhecer.

Foi montado um painel com as principais moscas utilizadas em nossa região, ao pé de lindas esculturas de pirapitinga do sul e tucunaré, esculpidas pelo artista plástico goiano Daniel Neto (www.dn-artes.blogspot.com.br).

Escultura: Pirapitinga atacando o Tucurão (Giant Grass Hooper)


No período da manhã, dividimos os participantes em quatro grupos, que passaram em forma de rodízio em 4 estações distintas:

1-      Estação de Popper: moderada por Mario Xavier, nosso mestre na arte de confeccionar Poppers, que deixou boquiabertos até os mais experientes.

Poppers do Mário: exímio acabamento


2-      Estação de mosca sem lastro: moderada por Rafael Pacheco, que nos ensinou a atar uma mosca seca para lambari e uma EP Minnow para tucunaré. Apresentando, assim, um cardápio para os dois peixes mais pescados no Brasil.

3-      Estação Andino/ Muddler: moderada por Kelven Lopes, que nos ensinou muito bem o atado e a ação dessa mosca de grande valor na pesca do nosso Rei do Rio, o Dourado, e de muitos outros peixes.

4-      Estação de equipamentos e nós: apresentada por Leandro Vitorino, que passou instruções sobre montagem, formatos e utilidades da vara, carretilha, backing, linha e leader, com alguns dos respectivos nós utilizados.

5-      Moderação Geral: Alencar, nosso pioneiro da pesca com mosca em Goiás, moderou de forma dinâmica e contribuiu em todas as estações.

Alencar ladeado por Vanessa e Sr. Morelli (FLY e CIA)

Após essas estações, almoçamos e reiniciamos a tarde com um WorkShop, realizado pela Fly e Cia (www.flyecia.com), empresa de destaque no mercado da pesca com mosca no Brasil, administrada pela família Morelli. Em Goiás não existe nenhuma flyshop, portanto essa foi uma ótima oportunidade de todos se beneficiarem da comodidade de ter uma Flyshop dentro da clínica, com equipamentos e materiais diversificados para todos os gostos. O Sr. Morelli e sua filha Vanessa nos agradaram com sua simpatia e profissionalismo. Não faltaram elogios por parte dos participantes!



Tivemos também a ilustre presença de nosso amigo Giovani Papa, grande referência de pesca em nossa região e todo o Brasil, gravando o seu programa de pesca X FISHING.

Leandro e o amigo Giovani Papa (apresentador do programa X FISHING)
Em seguida tivemos uma apresentação dos principais arremessos modernos praticados na pesca com mosca, entre eles: o False cast, Single Haul, Double Haul e Roll cast. Dicas de como ganhar distancia nos arremessos e fechar o seu loop ainda mais, chegando até a invertê-lo. O Loop Invertido e o Double Haul de longa distância puderam ser ensinados de forma simples e factível a todos. As variações do Spey para roll cast também foram apresentadas. Também tivemos dicas para pinchar em situações com vento. Mostramos também como fazer corretamente o Pick up e a hora exata de fazermos o Lay down.

A concentração e a atenção de todos eram reflexo do enorme interesse em aprender que todos desempenharam na clínica.

Sorteamos muitos brindes, oferecidos pelo GO FLY, pela Fly e Cia e pelo Flávio, atador profissional da Extreme jigs (flavioflyejig@yahoo.com.br) que nos enviou belas moscas para o sorteio.


Leandro, o famoso Carocinho e Kelven

O momento do sorteio dos brindes foi palco para muita zoação de todos, logo percebemos nitidamente que a criança mais feliz do dia estava incompatível com sua idade...
Olha só a cara do Alencar (Véi do Fray, Vôvô Gepeto) nos vários momentos:



Aqui, uma foto de perfil pra ele se lembrar dos seus longos anos na cadeia:

...HIHI...brincadeira...
Enfim, escrevemos mais uma bela página em nosso livro da amizade GO FLY.

Em breve, novas aventuras mosqueiras GO FLY...

14 comentários:

  1. Caramba , show de bola !

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. IURRÚÚÚÚ!!! MUITO BOM!
    Leandro, que prazer em saber que tudo correu tão bem - além disso, a ilustre presença de amigos do FFB (até o Velt e a Karen estavam, hein?)...
    Fiquei babando! Não pude ir - tive que tocer piano no casamento de minha sobrinha. Meus únicos consolos são: a)que virão mais clínicas; b) após o casamento, duas sobrinhas disseram que tomaram o maior susto, pensando que era um pianista profissional e era eu , kkkk.
    Abração a todos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Leandro, divulgando o fly sem complicações, angariando novos pescadores e novas gerações!
    grande abraço
    Beto Akamine
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  4. Leandro gostaria de agradecer e parabeniza-lo pela excelência na aplicação didática dos conhecimentos vastos que você transpira e acima de tudo a boa vontade, esforços e simplicidade que nos recebeu e conduziu o primeiro dia da Clínica. Á todos que participaram e aos que fazem parte da família Universal dos princípios que regem o Flyfishing, meus agradecimentos pelos ensinamentos. Abraços, Elísio.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico! Estão todos de parabéns! Eventos como estes engrandecem o Fly Fishing e fortalecem nossa modalidade!!

    Um grande abraço!

    Lauro Neto

    ResponderExcluir
  6. Putz! Muito bonito essa clínica, pena que moro longe :( Depois poderiam postar no Forum turma do Bigua e no Forum Caterva ficou bem bacana essa clínica

    Falows Tiago M

    ResponderExcluir
  7. Fantastico,dá muito gosto de ver,é pena que não moro por ai pra participar de reunião tão bonita.
    meus parabéns pois é realmente louvavel a iniciativa...todo o brasil aprende com vocês,Obrigado;

    ResponderExcluir
  8. Parabéns... Mandaram muito bem!!!
    Ahhh se todos os estados se movimentassem como o de vcs...
    Tivessemos as SPfly, RJfly, MGfly... enfim quem está de Parabéns é a GoFly!!!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Go fly pela oportunidade de aprender mais um pouco desta arte e fazer amigos e claro, aqui em goias "ainda" e carente de informação a respeito do fly, mas estamos mudando isso graça a vocês.

    ResponderExcluir
  10. Sempre com otimas materias!!! parabens pessoal!!!!


    Louis nympher

    ResponderExcluir
  11. Vanessa Morelli Conti3 de abril de 2012 09:42

    Oi Leandro e mosqueiros da família GoFly,

    O relato sobre o encontro não poderia ter sido melhor redigido.Parabéns pelo relato, pela inciativa e união. A admiração só cresce não só pela competência no trabalho de divulgação do fly mas também pela preservação e concientização ambiental que vcs transmitem aos seguidores da modalidade.
    Um abraço a todos vocês e o nosso muito obrigado mais uma vez!
    Vanessa Morelli Conti (Flyecia)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Leandro e toda equipe.
    Leandro o trabalho que vc faz é maravilhoso. Tenho muito orgulho de você.
    Um Abraço.
    Aline Patricia - Pescadora Esportiva

    ResponderExcluir
  13. Meus queridos amigos,
    Seria muito egoísmo de minha parte assumir todo o mérito dessa grande clínica.
    Como eu bem descrevi acima no relato, a participação de todos foi fundamental para o sucesso.
    Quero agradecer de coração a todos os participantes e aos que , mesmo longe, torceram por nós.
    Em especial ao Kelven que não poupou esforços para que tudo caminhasse perfeitamente.
    Tenho certeza que na próxima ainda vai ser bem melhor... Pra quem mora longe é só nos avisar que providenciamos uma hospedagem na casa de alguém.
    A distancia nunca será um problema na casa de um GO FLY, pois podem ter certeza, faremos de tudo para que se sintam em casa, literalmente.
    O que importa mesmo é estar presente e permanecermos unidos, sempre!
    Todas as palavras de congratulações servem de combustível para direcionar-mos nossos esforços ao potencial que o fly tem no Brasil.
    Tenho certeza: o esforço valeu a pena!!!
    Grande abraço a todos!
    Leandro

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Leandro, pela organização desse evento tão importane na história do Fly Fishing em Goiás! Para mim foi realmente uma grande perda não ter ido! Mas...paciência...sei que outros encontros interessantes ainda virão, e eu quero estar lá! Valeu...

    Wanderlei - Anápolis/GO

    ResponderExcluir